sexta-feira, 13 de abril de 2007

O efeito CocaCola Light + Mentos

A todos nós salta a tampa de vez em quando...
A questão é... a quem é que isso serve, a quem é que faz bem?
Será que nos alivia?

Vou-vos contar uma coisa que se passou hoje de manhã.
O Pedro acordou muito cedo, como tem vindo a acontecer há uns meses.
Eu tinha-me deitado tarde ontem...
Levantei-me e perguntei-lhe se me podia deitar um bocadinho na cama com ele.
Ficou todo contente.
Ficámos ali os dois na ronha durante cerca de cinco minutos.
Deu-me beijinhos, abraçou-se a mim, deu-me festinhas... claro que não consegui dormir, mas foi muito querido.
Então disse que tinha fome.
Levantei-me ainda meio estremunhada e disse que ia buscar a papa.
(ele de manhã bebe um biberon de Cerelac , normalmente ainda na cama... mas chut, não comentem que ele não gosta que se saiba, acha que é coisa de bebé... a mim, como devem supor, dá-me muito jeito...)
Ele disse que também queria vir, não é costume.
Eu estava aflita para fazer xixi e disse que ia só à casa de banho primeiro.
Ele disse que também queria fazer xixi.
"Ok, querido, então vamos cada um à sua e encontramo-nos aqui no corredor, está bem?"
Quando saí da casa de banho não o vi...
Vi no entanto a Bit (a nossa recém adquirida cadelinha de dois meses) a subir a escada.
"Pedro, onde é que estás? Porquê que soltaste a Bit?"
(visto que "soltar a Bit" implica começar o meu dia a limpar mijas pela casa, só costumo fazê-lo quando já estou mais acordada, depois do Pedro tomar o pequeno almoço...)
"Estava à tua procura, julgava que estavas com ela na casa de banho..."
Ao descer as escadas, ainda com os olhos meio fechados, deparei logo com uma mija no patamar.
Comecei logo a ficar irritada...
"Ó Pedro, não podes fazer isso querido... não podes soltar a Bit sem me pedir... porca Bit, aqui não se faz xixi!!! ... Agora vou ter de limpar isto antes de te aquecer a papa..."
Fui à cozinha, peguei na esfregona, subi as escadas, limpei a mija, voltei para a cozinha.
A Bit veio atrás de mim.
Quando cheguei à cozinha o Pedro gritou: "Mãe, cocó!!!"
Voltei para trás, a cadela veio ter comigo...
Ao vir ter comigo pisou o referido cocó, ficou com as patas todas sujas.
Depois preparava-se para saltar ás calças de pijama do Pedro.
Tive de me "atirar a ela" para o evitar.
De repente, ás oito da manhã, já tinha limpo uma mija, tinha a entrada cheia de merda e uma cadela com as patas sujas a contorcer-se na ponta do meu braço...
Passei-me!
"Pedro, bolas, que chatice, não podes fazer isto... mas o quê que te deu? Por que raio é que lhe foste abrir a porta? Merda! Agora como é que eu limpo isto? Vai já lá para cima para não pisares nada... "
E ia avançando para o armário onde tenho as "dodots de cão", com muito cuidado para não deixar cair a cadela ao chão, para ela não me sujar e para não pisar merda...
Com a gritaria o Zé acordou...
O Pedro foi amuado para o quarto, quase a chorar...
Eu fiquei a "clean the mess"...
Desagradável, não?

Pois acreditam que o resto da manhã me correu todo mal?
Atrasei-me para um encontro que tinha com um senhor da Vodafone.
Fui a uma oficina para pedir um orçamento para arranjar o meu carro e o senhor não estava lá.
Decidi então, já que estava perto, ir tomar um café com a minha irmã para descontrair e ela também não estava.
Voltei para casa e recebi a resposta do meu irmão a um mail meu, verificando que tinha percebido tudo ao contrario e que, provavelmente eu tinha "hurt his feelings"...
Grunf!!!

Karma?
Não sei...
O que sei é que enervar-me não serviu absolutamente a ninguém...
Fiquei cheia de problemas de consciência por ter gritado com o meu filho.
Apesar de tudo ele não fez nada por mal coitadinho.
Acordei o Zé que ainda poderia ter dormido mais um precioso quarto de hora.
Não me evitou ter de limpar tudo de qualquer maneira.
E sobretudo... tive um início de dia, de merda!

Acham que não podia ter feito de outra maneira?
Estão muito enganados...
Tudo isto se controla, é uma luta que venho a ter há muito tempo comigo própria e que, regra geral tenho ganho.
Aparentemente tinha todas as desculpas para que me saltasse a tampa.
A realidade é que era muito melhor que não tivesse acontecido.
Perdi esta batalha mas acho que posso vencer a guerra.
Desde que tomei consciência de que estas coisas são profundamente negativas já tenho ganho muitas batalhas.
I'll keep trying, e aconselho todos a fazer o mesmo.
E sobretudo a desculparem-se, como estou a fazer neste momento, por cada batalha perdida. Haverá sempre mais uma...

4 comentários:

  1. Não ligues:

    Para já, porque não é o fim do mundo.

    E depois, qual efeito cocacolalight+mentos: deve ser mas é o efeito 6ªf-13.

    ResponderEliminar
  2. É tudo uma questão de atitude. Como te correu mal o início da manhã ficaste logo lixada.

    Logo tudo o que de outro modo não te faria passar só veio adicionar ao rol de merdas, que obviamente, já estavas mesmo à espera que te acontecessem...

    O truque não é impedires que a tampa te salte... é nem sequer deixar que o que te acontece ferva a água dentro da garrafa, para assim não haver razões para a tampa saltar.

    E isso implica algo simples, que nós tendemos a ignorar, que é o princípio da Simplicidade ou K.I.S.S

    Ou como um tipo nosso conhecido disse: "Não compliques..."

    ResponderEliminar
  3. É baril escreveres exactamente o que eu disse mas de outra maneira... Quer dizer que percebeste.
    Parabéns!
    Quanto ao K.I.S.S. no teu caso suponho que escolherias para mim, de todas as definições, o "Keep it Simple, Sweetheart" não é amor? ; )

    ResponderEliminar
  4. Estão enganados.

    K.I.S.S. stands for "Karma Improvement by Santola Submersion".

    Muito em voga entre gente amiga.

    ResponderEliminar