terça-feira, 19 de agosto de 2008

Wall of fame...

COM MÚSICA



Quando eramos miúdas, uma amiga da minha irmã costumava dizer que odiava a ideia de chegar a adulta sem se ter tornado uma “pessoa conhecida”… considerava o anonimato uma espécie de falhanço social.
Era uma ideia que me dava arrepios visto que sempre pensei exactamente o contrário…
O meu pai costumava dizer no gozo “sim, sim… é muito conhecido… em casa dele…”. Foi o que sempre aspirei a ser, muito conhecida em minha casa.
Se a ideia de ser atriz, por exemplo, em tempos me atraiu como a qualquer outra pita, a assombração da “celebridade” rapidamente a afastou. Simplesmente não gosto de ser conhecida por quem não conheço!
A primeira sensação do género que tive foi com este blog… Aquela angústia de não saber quem me estava a ler… Com o tempo fui-me habituando… afinal de contas só cá vem quem estiver interessado na porcaria que para aqui escrevo… e… não me levem a mal mas, vocês são meia dúzia de gatos pingados, não assustam ninguém… lol
Agora bem que me lixei…
Não podendo própriamente considerar-me uma celebridade (lol) a realidade è que perdi recentemente o tão prezado anonimato.
Neste monstro que criei, que é o site do Liceu Francês, sou “conhecida” por mais de mil e quinhentas pessoas (and going up…) das quais não conheço nem um cagagésimo…
Vi-me pertantes obrigada a tentar perceber porque é que isto me incomodava tanto, por forma a que deixasse de acontecer, dado que é tarde demais para descalçar a bota… 1.500 indibiduos já é bués da people.
Cheguei então à conclusão de que era tudo uma questão de CONTROLE… é verdade… controle…
Sou uma “control freak”… (uma das incontáveis ervas daninhas no meu jardim…) como tal fico completamente ás aranhas com a ideia de não controlar mínimamente a ideia que os outros fazem de mim.
Patético, eu sei… mas não tanto como já estão praí a pensar! Grunf!

Como tentei exemplificar na minha triste amostra de livro (continuo a achar que a ideia era boa… a autora é que deixa muito a desejar) consoante a pessoa com quem estamos a lidar, falamos de maneira diferente, abordamos assuntos diferentes, partilhamos coisas diferentes… o nosso relacionamento com as pessoas é normalmente personalizado.
Para além disso costuma ser bilateral… acção/reacção, estão a ver a ideia…
Quando nos tornamos “pessoas conhecidas”, esqueçam… os outros pegam naquilo que acham que somos e fazem com isso o que bem entenderem.
Tanto nos podem colocar num totalmente imerecido pedestal como atirar-nos para a lama e cuspir-nos no olho sem que tenhamos uma palavra a dizer…
E, como dizia o outro senhor, “não gosto, chateia-me…” lol
Não sei se alguma vez jogaram ao “telephone arabe”? Conta-se uma história à orelha de alguém, que a conta ao seguinte, que a volta a contar e o último conta-a em voz alta… em geral esta versão já não tem nada a ver com a inícial…
Assim acontece com as “pessoas conhecidas”, o que pensam sobre nós pouco ou nada tem a ver com a realidade. Toda a gente caga sentença mas poucos nos conhecem de facto.
Cheguei então finalmente à conclusão de que isso não tem grande importância… He, he… estão a ver, problema ultrapassado. ;)
O que as pessoas que não nos conhecem pensam de nós é lá com elas, quer seja “bem”, quer seja “mal”… simplesmente não há grande coisa a fazer.
O que é realmente importante é que saibamos quem somos, o que somos e sobretudo o que não somos… que sejamos coherentes, honestos e transparentes…
E a realidade é que isto é tão válido para os conhecidos como para os desconhecidos.
Pronto Dr. acabou a minha hora… vou pagar a consulta à recepcionista… lolololololololol


15 comentários:

  1. O que as pessoas que não nos conhecem pensam de nós é lá com elas, quer seja “bem”, quer seja “mal”… simplesmente não há grande coisa a fazer."

    E o que pensam as pessoas que te conhecem? Fará mal?

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Hum... "... magro, fraco, feio,
    medricas, atinadinho, intelectual, fayot, antipático, fechado, feio, arrogante, prepotente, branquinho, feio, beto, caixa de óculos, demasiado inteligente, feio, conservador, materialista, insensível, picuinhas, nerd dos computadores, despassarado, feio,
    mariquinhas, machista, cabeça no ar, vadio, feio, bonito mas sem cabeça, musculado mas burro, careta, bêbado,
    drogado, irresponsável, parasita, guedelhudo, maníaco da moda, fora de onda, feio, avarento, esbanjador, vê novelas,
    desengonçado, maluco, preguiçoso, estúpido, feio, workaholic,
    maníaco, infiel, mau, bruto, bonzinho, obcecado, gordo, feio, cota, gágá, ultrapassado, tótó que não sabe mexer num computador, desafinado, ridículo, mal-cheiroso, falhado, desactualizado, feio, careca, velho..." ??? e a chamar-me amiga?! Não estou a ver...
    lololololololololololol

    ResponderEliminar
  3. If you're remarkable, then it's likely that some people won't
    like you. That's part of the definition of remarkable.
    Nobody gets unanimous praise — ever. The best the timid
    can hope for is to be unnoticed. Criticism comes to those
    who stand out.

    ResponderEliminar
  4. O Seth Godin é careca! ;)

    Anónimo...3

    ResponderEliminar
  5. Pois o que eu acho é que, mais famosa ou menos famosa, já autografaste muitas almas, mesmo sem dares conta e inclusivé (fica sempre bem escrever isto) na era pré-site. Quanto ao resto... Namasté K, sobretudo K!

    ResponderEliminar
  6. Artur, acreditas que do alto da minha pequena dislexia primeiro li "já agrafaste muitas almas"... lolololol E eu a pensar, que raio quer ele dizer??? lolololol
    Gostei (mesmo) de te conhecer. Se quiseres um autografo... ;)
    Namasté K!!!

    PS: Agora tenho de ir investigar quem é o Seth Godin... Para poder comentar os outros com conhecimento de causa... Será um pseudónimo do Bicudo? lol

    ResponderEliminar
  7. Hum... é de facto careca... lol
    E a sua identidade traz-me julgo eu umas luzes sobre a do comentador anónimo... talvez viva em Montemor... ;)

    ResponderEliminar
  8. Cold as Ice! (says Seth)

    Anónimo...4 (ninguém sabe se fui eu quem falou das outras 3 vezes ;) - digo eu disfarçando a voz... lol)

    ResponderEliminar
  9. Hum... tá bem, tá bem... disfarça lá a voz e mantém o anonimato... caguinchas!

    ResponderEliminar
  10. Caguinchas? ah ah ah, não me interessa o que pensam de mim, não me interessa o que pensam de mim, nha nha nha nha, não se pode agradar a todos, nha nha nha :P

    PS: não sou o anónimo que falou há bocado... (tosse)

    ResponderEliminar
  11. Eu até te chamava outras coisas... mas não posso, não seria politicamente correcto... e agora que sou uma celebridade tenho de ter cuidado com a língua...
    hehehehehehehehehehehe

    ResponderEliminar
  12. Cristina,
    faço parte da "Grande Maioria" do LFCL que te conhece para além do cagagésimo que tu conheces.
    Pois que o que os outros pensam de nós... depende de vários factores mas raramente daquilo que somos de facto; vai daí... que se lixe.
    Mas uma coisa é obvia: essa tua cabecinha é de primeirissima qualidade e, o uso público que lhe dás, muito agradável.
    És uma mulher "de força", do lado bom da força. Fixe!
    May the force be with you

    ResponderEliminar
  13. Chiça... isto é aquilo a que chamo um elogio... e de primeira categoria. lol ; )

    ResponderEliminar