quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Para o infinito e mais além...

COM MÚSICA

Há já muitos anos que acredito que a nossa felicidade passe, obrigatoriamente, por aquilo a que costumo chamar “teoria da coerência”…  A harmonia interna parece-me indispensável à nossa paz de espírito. Penso ser extremamente importante que aquilo que pensamos, aquilo que dizemos, aquilo que fazemos e aquilo que sentimos vá no mesmo sentido.
Curiosamente, descobri há pouco tempo que já o Gandhi defendia a mesma ideia. ;)

Aqui há tempos dei por mim a “sofrer” de graves incoerências a vários níveis, razão pela qual decidi interromper a escrita neste blog. Precisei de reencontrar uma certa coesão, de crescer, como lhe chamei. Já me sinto de novo coesa qb… I’m back! ;)



A incoerência, observo, é socialmente bastante tolerada. Acredito que isso se deva ao facto desta afectar certamente muito mais o próprio do que terceiros.
Quem não conhece a frase “faz o que  eu digo, não faças o que eu faço”?!  Todos podemos apontar inúmeros exemplos de pessoas que defendem uma coisa e fazem outra. E o mais grave é que muitos nem sequer  parecem ter consciência disso.

A coerência total é evidentemente uma utopia. Não acredito que ninguém consiga ser completamente coerente a todo o momento. Não acho sequer que seja possível. Somos seres em permanente mutação, constantemente sujeitos a uma série de factores externos que nos influenciam a muitos níveis.

Falei em pensar, dizer, fazer e sentir… Estes tendem a organizar-se em pares; o pensar com o dizer e o fazer com o sentir. O conflito dá-se normalmente entre estas duas facções. Ou seja, as pessoas dizem o que pensam mas fazem o que sentem.
É aqui que a porca torce o rabo, é isto que nos atormenta a paz interior.
Então porque não mudar?!

Muitos defendem que não podemos “controlar” os sentimentos. Discordo totalmente, teoria comprovada pela minha experiência pessoal. Não digo que seja fácil, mas é sem dúvida possível. Acredito que sentimentos que não nos tragam bem-estar e felicidade não estão cá a fazer nada, mais vale erradica-los.  As crianças aprendem a controlar os sentimentos, o temperamento, para se conseguirem enquadrar. Porque é que um adulto não havia de poder fazer exactamente a mesma coisa?!

Mas não digo que tenha de ser o sentimento a mudar… porque não, em certos casos, seguir antes os nossos instintos, o nosso coração, se assim lhe quiserem chamar, e alterar antes as nossas ideias?
A educação que recebemos, a sociedade em que vivemos, as pessoas que nos rodeiam, incutem-nos ideias que não são forçosamente válidas para nós. Se acreditamos que uma coisa esteja errada porque não assumir essa ideia?

Ou seja, em caso de conflito, mudar de ideias, mudar de sentimentos, ambas as hipóteses são na realidade possíveis. Para podermos optar por uma delas temos de dar tantos ouvidos à nossa razão como ao nosso feeling e ver qual dos dois leva a melhor.
Qualquer uma das coisas requer muito trabalho e perseverança e sobretudo muita consciência, não é normalmente uma coisa que aconteça sozinha. Requer também muitíssima tolerância e paciência pois iremos certamente tropeçar muitas vezes antes de conseguirmos acertar agulhas.

O equilíbrio que iremos encontrando irá certamente ser transtornado aqui e ali, por esta e por aquela razão. Então, pontualmente, sentir-nos-emos como o mercúrio de um termómetro que se partiu. Mas se tivermos esta teoria em mente, cada vez mais facilmente nos iremos reencontrar.



Para o infinito e mais além… sei que nunca chegarei, mas ei de morrer a caminhar para lá. ;)


9 comentários:

  1. "Para o infinito e mais além"

    Eh eh eh ;-)

    ResponderEliminar
  2. Queres mesmo discutir o infinito? :-)

    p.s. estava a ser coerente comigo mesmo, ao comentar algo que não tem nada a ver com o assunto do teu post :-)

    ResponderEliminar
  3. Vai-te catar...
    Se soubesses a quantidade de vezes que "subi e desci" para ver se havia alguma gralha na palavra infinito...
    Grunf!
    lol

    ResponderEliminar
  4. Estava a ser simpático!

    Mas já que falas em gralhas...

    "erradica-los" tem acento no a.

    p.p.s. Mas só uma gralha - pequenina até porque existem as duas versões da palavra - num post DESTE tamanho é de te dar os parabéns!!! ;-)

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Espero que tenha sido bem aproveitado este tempo para as tais "arrumações" que sentias precisar.
    Quanto ao "limar de arestas", vamos guardar isso para os metais. Nas arrumações que fazemos conosco devemos usar outras formas mais suaves.
    És bem vinda, aqui também!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Possuidora de inteligência emocional...beijinho.

    ResponderEliminar