terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os egoístas

COM MÚSICA



Apesar de nunca ter ouvido ninguém referir-se ao egoísmo como sendo propriamente uma virtude, este parece-me no entanto ser bastante bem tolerado pela sociedade.
Basta considerarmos o famoso perfume da Chanel
Gostava de ver o sucesso que teria um produto com o nome de “Pedophile”, por exemplo. lol

Os egoístas não são obrigatoriamente más pessoas… 
São simplesmente indivíduos que pensam acima de tudo em si próprios. Que colocam os seus interesses, opiniões, desejos e necessidades em primeiro lugar. Que, em caso de conflito de interesses, optam geralmente pela solução que mais os favorece.
Esta postura dá frequentemente maus resultados.
Não quer no entanto dizer que não tenham amor ao próximo, que não sejam capazes de atitudes solidárias, de dar apoio, de ser generosos, etc…

Quando era miúda tive um jogo, com uma certa piada e que tenho pena que tenha desaparecido, que consistia nuns cartões com características opostas dos seres humanos:
Pontual/Atrasado - Calmo/Nervoso - Tímido/Extrovertido - etc
Cada cartão tinha uma escala de 1 a 10 (em que o 1 equivalia a uma das duas características e o 10 à outra) e cada jogador dez cartas com os respectivos números. 
A ideia era, para cada cartão e para cada jogador, cada um atribuir um número da escala, para se ver a diferença entre o que cada um pensava de si próprio e a opinião dos outros.
Apesar de bastante básico e com algumas falhas, pois algumas das características não eram nitidamente opostas, ainda nos divertimos bastante com ele.

Não me lembro se havia algum cartão em que constasse o egoísmo… aposto no entanto que seria dos casos em que a opinião dos outros mais frequentemente fosse divergir da opinião do próprio. 
Isto, claro está, partindo do princípio de que se jogasse com total franqueza, o que era um pressuposto. ;)

Todos teremos eventualmente atitudes egoístas mas alguns têm-nas incomparavelmente mais frequentemente que outros. Acredito no entanto piamente que a maioria não reconheça em si essa característica. Tipicamente “o egoísta” não assume esse rótulo, chegando inclusivamente muitas vezes ao ponto de se achar o contrário.
Se repararem, têm quase sempre razões, para si perfeitamente válidas, que justificam plenamente os seus actos ou falta deles. 

Na minha opinião, o egoísmo anda a par com um certo egocentrismo.
Só isso justifica, a meu ver, o facto de alguns “egoístas” serem pessoas extremamente simpáticas e até atenciosas.
Parece-me que, instintivamente, não conseguem encarar o mundo a não ser do seu ponto de vista, não têm basicamente capacidade de empatia.
Não acho que o egoísmo seja um defeito mas mais uma deficiência.

O mal gerado por atitudes egoístas seria grandemente minimizado se cada um de nós usasse uma balança, uma balança virtual, numa base diária.
Se pesarmos as consequências dos nossos actos, ou falta deles, muitas vezes optaremos por fazer, de bom grado, um que outro sacrifício, pois chegaremos à conclusão de que o dano/prazer que podemos proporcionar é muito superior nos outros do que o seria em nós.
Acho que era a isto que o Einstein chamava “teoria da relatividade”… lol

Por outro lado, dado que vivemos em sociedade, ter em conta o bem estar geral é quase tão importante como o próprio, não acredito que alguém se possa sentir realmente bem provocando mal estar à sua volta.

É preciso também não esquecer o célebre ditado “quem muito quer tudo perde”… e ás vezes os egoístas puxam de tal forma a brasa à sua sardinha que acabam a ver navios.

Resumindo, acho que a maior parte é gente sem maldade, sem vontade ou intenção de lesar mas que, não sendo capaz de olhar para além do seu umbigo, acaba por não ver “the big picture” e consequentemente contribuir inteligentemente para a felicidade tanto própria como alheia.


A balança… não se esqueçam da balança… ;)

0 comments:

Enviar um comentário