quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Abaixo da linha d'água...

COM MÚSICA


Os nossos bem estar, paz de espírito, serenidade, estão dependentes do estado em que se encontram os vários campos das nossas vidas... Grosso modo, a vida afectiva (relações amorosas, familiares, de amizade, etc...), a saúde (nossa e daqueles que são importantes para nós) e as finanças.

Poderíamos fazer a comparação com as linhas de um electrocardiograma. Ás vezes estamos nos píncaros, exultando de felicidade, outras vezes, como vulgarmente costumamos dizer, estamos na merda.
 Á linha horizontal da “média”, gosto de chamar “linha d' água”,   abaixo da qual não nos sentimos decididamente bem.

Normalmente os dias decorrem entre pequenas flutuações, não indo nem muito abaixo, nem muito acima. A frequência de grandes picos, quer num sentido quer noutro, já denotando de uma certa “anormalidade” nas nossas vidas. Se fôr nos dois sentidos podendo inclusivamente ser sintoma de bipolaridade.

Acontece no entanto que passemos por fases, mais ou menos prolongadas, podendo chegar a durar anos, em que o "normal", em determinado campo, é estarmos abaixo da linha d’água.
Dado que o homem não tem guelras, é chato. 
Gera uma sensação de opressão, de angústia, de falta de ar, com as quais é extremamente difícil de conviver.

Quem, em criança, teve um padrasto/madrasta menos simpático sabe bem do que estou a falar, quem já passou por um desgosto de amor, por uma doença prolongada, por uma situação financeira difícil...
Por muito que os outros campos das nossas vidas possam estar saudáveis e equilibrados, basta uma das linhas desregular, para afectar o nosso estado de espírito.
Quando a situação se prolonga, sentimos as forças a esvairem-se, falta-nos energia, todo o nosso ser enfraquece. Sendo nós “vasos comunicantes”,  tudo o resto acaba, mais tarde ou mais cedo, por ser afectado.

Não sendo muitas vezes possível escapar a este estado das coisas, há que enfrenta-las de forma a que não nos arrastem irremediavelmente para o fundo.

A primeira atitude a ter é tão óbvia que quase não precisaria de a mencionar: lutar. 
Lutar, com todas as nossas forças, por todos os meios ao nosso alcance, para tentar remediar a situação.
Mas ás vezes não é suficiente, não resolve, não trata, não cura, ou não há simplesmente nada que possamos efectivamente fazer. 
Há que aprender a lidar com a falta de ar até que passe.

Uma coisa extremamente importante é fazer um real esforço, não só para reconhecer, como para não contaminar o que ainda temos de bom. 
Sim, porque raramente TUDO está mal, certo?!
Citando um conhecido exemplo popular; “casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão...”
Se uma situação nos preocupa, nos atormenta, nos pesa... tratemos de não procurar mais lenha para nos queimarmos. Antes pelo contrário, acarinhemos as que nos são agradáveis, invistamos nelas em vez de as desleixar, atribuamos-lhes o valor que têm em vez de as desprezar.

Adoptar uma atitude de “coitadinhos” é terrivelmente desmoralizante. Enfrentemos a crise, seja ela qual fôr, de cabeça erguida, sem self-pitty. Assumamos que a vida é mesmo assim, como os interruptores, umas vezes para cima e outras vezes para baixo. Lá porque andamos rasteirinhos não quer dizer que não olhemos para o céu.  Ninguém gosta de “loosers”, ninguém os admira, ninguém os respeita. 
Na merda tudo bem, mas com dignidade.

Fraquejar, volta não volta, não é no entanto vergonha nenhuma, não somos super-herois. Chorar, gritar, ajudam ás vezes a aliviar a tensão. Desabafar, serve para pôr os pensamentos em ordem. Ouvir os outros pode trazer novos pontos de vista. Fechar-mo-nos numa concha, quando a vida nos corre mal, é na minha opinião um erro a evitar a todo o custo, a solidão mata.

Um pequeno truque que aprendi, foi a dar grandes golfadas de ar, a encher bem os pulmões, sempre que vimos à tona.
Mesmo nas situações mais complicadas, há sempre, volta não volta, uma luzinha que se acende na escuridão. Momentos em que a dôr, por alguma razão,  alivia o seu jugo, proporcionando algum alívio. É aproveita-los, goza-los, tirar a barriga de misérias, nem que seja por uns minutos, pois são a prova de que melhores tempos são possíveis.

Mas, para além de tudo isto, o que me parece realmente importante, é nunca duvidarmos de que acima das nuvens o céu está azul e o sol brilha e não desistirmos de os voltar a ver. ;)

0 comments:

Enviar um comentário